Comentário a “Podem os EUA se reindustrializar?”, com Michael Hudson
A entrevista completa em texto e áudio, Can the US Re-Industrialize?, com Michael Hudson, deve ser do interesse daqueles que olham com atenção as transformações atuais do modo de produção capitalista, especialmente nos EUA e as consequências disso para o mercado mundial.
Entre os assuntos ligados ao contexto político daquele país, estão também em destaque as circunstâncias dos esforços de “reindustrialização” e o sentido que isso apresenta considerando as relações classistas:
“Os EUA não podem se reindustrializar sem reverter toda a filosofia da sociedade pós-industrial como uma guerra de classes contra os trabalhares. Não se pode ter os dois. Não se pode ter uma guerra de classes contra o trabalho e a reindustrialização com a sindicalização que a acompanha. Os países que permitem que uma oligarquia se desenvolva acabam levando suas próprias economias à obsolescência e a uma espécie de idade das trevas. É política [econômica] e, acima de tudo, é a política da administração do Partido Democrata”1.
Essa discussão precisa levar em conta o deslocamento de parte da produção industrial para Ásia, mas também o processo de concentração do capital nos próprios países centrais além dos avanços técnicos que possibilitam maior produtividade por unidade de produção.
Tem um significado especial para o Brasil por variadas razões. Entre elas se encontram o peso das multinacionais, a expansão chinesa aos mercados importantes (e.g. Argentina) à indústria nacional de baixa e média complexidade e as recentes declarações do executivo em direção a uma “neoindustrialização”2 brasileira em contexto de transição energética.
Do ponto de vista científico, é um momento interessante para observar até onde irá a “política industrial”, se há capacidade de investimento público e efetiva disposição de investimento privado, além das reações públicas3. Vale também observar as potenciais influências das ideias “desenvolvimentistas” que voltaram a circular com maior intensidade e de modo renovado sob a rubrica de uma “neoindustrialização por missões”4.
Notas
1 https://michael-hudson.com/2023/07/can-the-us-re-industrialize/ & https://realprogressives.org/podcast_episode/episode-232-is-the-us-a-failed-state-with-michael-hudson/
2 Estadão, Neoindustrialização para o Brasil que queremos, https://archive.ph/gufuJ & https://www.gov.br/mdic/pt-br/assuntos/noticias/2023/maio/comite-executivo-do-cndi-define-missoes-para-construcao-da-politica-industrial
3 O Globo, ‘Reindustrialização’ proposta por Lula é erro à luz dos fatos, https://archive.is/ZfsMI & Valor Econômico, Política industrial: incompetência e captura, https://archive.ph/bzAxq
Tags