Resultado Geral
Em 1859, K. Marx expressava um ponto de chegada importante de suas investigações sobre a “anatomia” do modo de produção capitalista por meio da Economia Política. Em seus próprios termos, explicou que havia chegado a um “resultado geral”1 [Das allgemeine Resultat2, general conclusion3] o qual serviria, dali em diante, de “fio condutor” aos seus estudos.
Tratou-se indubitavelmente de um momento importante em suas investigações, mas também no processo de desenvolvimento científico que se debruça em desvendar as legalidades do funcionamento daquele modo de produção. Foram lançadas as bases em sentido muito geral para auxiliar na investigação continuada da vida econômica da sociedade e marcou importantes trajetórias intelectuais e ocorrências políticas nos últimos séculos na qualidade dupla de impulso científico de verdade objetiva e ideologia proletária.
A inspiração primária do blog advém desse “resultado geral”. O propósito é reunir materiais, sobretudo em português e inglês, a respeito da Economia Política como ciência histórica do modo de produção e distribuição da riqueza social, especialmente sob sua forma histórica capitalista. Trata-se da busca continuada da anatomia da vida econômica da sociedade, envolvendo materiais históricos e atuais a respeito do movimento global contraditório de reciprocidades entre a preponderante estrutura econômica, a superestrutura jurídica e política (cuja expressão mais acabada é o Estado), e as formas sociais de consciência.
Notas
1 https://www.marxists.org/portugues/marx/1859/01/prefacio.htm
2 http://www.mlwerke.de/me/me13/me13_007.htm
3 https://www.marxists.org/archive/marx/works/1859/critique-pol-economy/preface.htm